APRESENTAÇÃO

A mídia tradicional vive um paradoxo. Por um lado, ela nunca foi tão poderosa no mundo e no Brasil, atingindo níveis de concentração sem precedentes na história. Além do poder econômico, ela exerce um brutal poder ideológico: manipula informações e condiciona comportamentos. No atual estágio, ela confirma a tese do pensador italiano Antonio Gramsci, e transforma-se num autêntico “partido” conservador.

.

Por outro lado, ela nunca esteve tão vulnerável e sofreu tantos questionamentos da sociedade. No mundo todo, cresce a resistência às manipulações da mídia. Alguns governantes enfrentam, com formas e ritmos diferentes, esse poder que atenta contra a democracia e o Estado de Direito. Os avanços tecnológicos também criam brechas para o enfrentamento desse poder midiático. Novas mídias surgem no mundo inteiro, tirando audiência (e reduzindo o poder) dos veículos tradicionais.

.

No caso do Brasil, a mídia controlada por meia-dúzia de famílias também esbanja poder, mas dá sinais de fragilidade. Ela não consegue mais dominar os “corações e mentes” dos brasileiros, e perde audiência.

.

A luta pela democratização do setor ganhou novo fôlego na fase recente. A realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação foi um marco neste processo. Surgem vários fóruns que encaram esta luta como estratégica, e novas mídias ganham musculatura, com a multiplicação de veículos alternativos – como blogs, rádios e TVs comunitárias.

.

Esse quadro, com os seus paradoxos, é que coloca a necessidade da criação de uma entidade que, em parceria com muitas outras já existentes, contribua na luta pela democratização dos meios de comunicação e pelo fortalecimento da mídia alternativa. Ela deverá ajudar na construção de uma militância social, permanente e aguerrida, nesta frente estratégica da batalha de idéias.

.

É com esta perspectiva que nasce o Centro de Estudos da Mídia Alternativa e que se presta homenagem ao Barão de Itararé, um incansável lutador da imprensa progressista e pela ética jornalística.

.

Manifesto do Barão

 

O ES abrirá os encontros de 2015. Dias 06 e 07 de março , na UFES, com uma programação que trará Altamiro Borges, Aparecido Araujo Lima, Tereza Briggs e Marcelo Saldanha entre outros blogueiros. Falaremos de Trincheira de lutas, democratização da mídia, banda larga e Teatro do Oprimido como ferramenta de empoderamento popular, tudo isto em meio a oficinas e eventos culturais.

Saiba mais e participe. Juntos somos fortes!
E temos novidades: O ES BLOG não acaba em março. Durante o Ano de 2015, um sábado por mês, segue em encontros com o PROJETO DE EXTENSÃO “Democratização da Mídia – Internet trincheira de lutas – mobilização e qualificação de produção de conteúdo engajado no ES”, desenvolvido em parceria com o Seminário Metodológico “Economia Criativa no ES”, realizado pelo prof. Orlando Lopes (DLL/CCHN/UFES) e com a Comissão Permanente de Cultura do CCHN. A participação nos encontros mensais abordará temas estratégicos para a ação comunicacional engajada em causas sociais e culturais e dará direito a certificações com registro na PROEX-UFES de até 60 horas no total.

O ES BLOG é aberto a estudantes, movimentos sociais, sindicais, comunidades e sociedade civil em geral. vagas preferenciais para os participantes do Encontro nos dias 06 e 07 de março.

E-mail: esblogemidiassociais@gmail.com

 

REALIZAÇÃO

Amigos do Barão no ES

 

ORGANIZAÇÃO NACIONAL

Barao de Itararé – Comissao Nacional de Organização Encontros Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais

 

APOIO
Calles – Casa América Latina Liberdade e Solidariedade

UFES

Secretaria de Cultura/Supecc

Labic – laboratório de estudos sobre imagem e cibercultura

Comissão Permanente de Cultura do CCHN

Centrais Sindicais

Movimentos de Juventude

Movimentos comunitarios

Movimentos estudantis

Movimentos socias

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s